Foto: DR

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) vai distinguir, este ano, 76 municípios com a Bandeira Verde da instituição.

Na região, há duas câmaras municipais que voltam a receber este galardão por terem políticas “amigas das famílias”: Penafiel e Lousada.

No caso de Penafiel, a distinção é já atribuída pelo quarto ano consecutivo. A autarquia já recebeu, no ano passado, a “Palma de Ouro”, por ter mantido a Bandeira Verde por três anos seguidos. Já o município de Lousada vai ser distinguido pelo segundo ano consecutivo.

Esta é a 11.ª vez que o OAFR atribuiu estes galardões “para reconhecer as boas práticas em matéria de política familiar e distinguir os municípios que investem na construção de uma política integrada de apoio à família” explica Isabel Paula Santos, responsável do Observatório, em nota de imprensa. “O reforço dos apoios às famílias é fundamental para a construção de um país sustentável em termos sociais, mas também económicos. Algumas das mais eficazes políticas de apoio às famílias são as de proximidade pelo que as autarquias têm um papel muito importante neste contributo”, sustenta ainda.

Das 141 autarquias participantes no inquérito, 76 são distinguidas, cerca de 25% da totalidade de municípios portugueses.

O Observatório analisa o apoio prestado à maternidade e paternidade, ao apoio às famílias com necessidades especiais, a medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.

No caso de Penafiel, a autarquia tem destacado os apoios dados a quase 4.000 famílias do concelho apoiadas com ajudas, por exemplo, na tarifa familiar de consumo de água; com a redução em 50% nas entradas para espectáculos culturais, desportivos, recreativos, entre outros; a redução em 50% nas piscinas municipais (natação livre); a redução em 50% dos custos nas férias educativas e desportivas da autarquia com oferta de Cartão Municipal Famílias Numerosas; o apoio psicológico e social a famílias com carência económica e/ou risco exclusão social, apoio à renda, medicação, entre outros, explicava em 2018 Antonino de Sousa.

O mesmo se passa em Lousada, com várias políticas sociais de apoio aos mais vulneráveis, com actividades desportivas, de âmbito social e também cultural que contribuem para a coesão do território, defendia no ano passado Pedro Machado.

As autarquias de Paços de Ferreira, Paredes e Valongo ficam de fora desta lista, embora as três estejam registadas no Observatório.

As Bandeiras Verdes serão entregues aos municípios amigos das famílias no dia 27 de Novembro, em Coimbra.

O OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objectivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.