As Câmaras Municipais de Paços de Ferreira, Penafiel e Valongo foram, hoje, distinguidas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) com os Selos – Comunidades Pró-Envelhecimento. A cerimónia decorreu na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora.

Segundo a Ordem, estes selos visam “reconhecer e distinguir as comunidades portuguesas cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstrem um compromisso forte e efectivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida”.

Ao todo, candidataram-se 85 juntas de freguesia ou câmaras municipais, que foram avaliadas. 72 foram distinguidas, de acordo com lista divulgada.

“Esta iniciativa é um contributo da OPP para a sustentabilidade dos sistemas social e económico, através do investimento no enorme e rico capital humano que Portugal possui. O objectivo último é a construção de uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos, durante todos os momentos do ciclo de vida”, sustenta a instituição.

A cerimónia contou ainda com uma mesa-redonda sobre o envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.