Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

O ex-presidente da Câmara Municipal de Valongo, Fernando Melo, recebeu, esta manhã, antes da reunião de executivo, das mãos do actual presidente, José Manuel Ribeiro, a Medalha de Honra do Município.

“Quando fizemos a entrega das medalhas aos antigos presidentes de câmara, o doutor Fernando Melo estava ausente do país”, recordou o autarca, lembrando que nas comemorações dos 183 anos de elevação de Valongo a concelho entregaram medalhas também ao Brigadeiro Aires Fernandes Martins (a título póstumo) e João Moreira Dias (título póstumo).

Na altura, a autarquia justificou as medalhas pelo facto de os presidentes de câmara representantes do poder local e líderes dos executivos municipais, exercerem “um papel preponderante ao nível do desenvolvimento, promoção e salvaguarda dos direitos da população”. “São os presidentes de câmara que visam, com o seu trabalho, melhorar o nível de vida da população, promover a sua integração, ordenar o território e delinear, conjuntamente com o executivo, o futuro das cidades e dos concelhos. É inegável o contributo e a marca que, cada um deles deixou na formação e desenvolvimento do concelho, deixando, pelo percurso desenvolvido, um lugar na história de Valongo”, citava a mesma fonte.

Fernando Horácio Moreira Pereira de Melo tem actualmente 84 anos. Renunciou à presidência da Câmara de Valongo em 2012, depois de 18 anos no poder, alegando problemas de saúde. Foi sempre eleito pelo PSD.

“Obrigada a todos pela especial atenção que me sensibiliza profundamente. Eu tenho uma ligação de respeito a este concelho e nunca mais o vou esquecer. Desejo que este concelho progrida sempre e atinja níveis extraordinários”, disse o ex-autarca.