A Câmara de Valongo vai atribuir 50 bolsas de estudo de 750 euros cada a alunos  do ensino superior residentes no concelho.

Segundo a autarquia, o período de candidaturas decorre de 13 de Janeiro e 14 de Fevereiro.

Só podem candidatar-se às bolsas os estudantes que tenham residência no concelho há mais de dois anos, tenham idade igual ou inferior a 30 anos no acto da apresentação da candidatura e tenham acesso garantido ao ensino superior no território nacional.

Os estudantes para aceder às bolsas devem, também, reunir cumulativamente várias condições, nomeadamente, estarem a frequentar a primeira licenciatura ou mestrado segundo processo de Bolonha, com vista à obtenção de licenciatura ou mestrado integrado, apresentarem sucesso académico, conforme comprovado pela instituição de ensino superior excepto por motivo de doença prolongada ou qualquer outra situação considerada especialmente grave, desde que devidamente comprovada e participada, aquando da candidatura e não beneficiarem de outras bolsas sociais inerentes à frequência do ensino superior.

Segundo o município, o princípio da solidariedade estará na base da atribuição da bolsa, com os/as candidatos/as a serem ordenados/as com base no rendimento familiar per capita mais baixo para o mais elevado, existindo, também, uma preocupação com as famílias numerosas.

Esta bolsa é de atribuição única em cada ano lectivo existindo a possibilidade de alunos e alunas efectuarem nova candidatura no ano lectivo seguinte.

 

O processo de selecção é da competência do município.