São 3600 crianças, do pré-escolar ao primeiro ciclo, visadas pela Câmara Municipal de Penafiel no programa “Fruta Escolar” que tem como objectivo promover o seu consumo junto doa mais novos.

A iniciativa foi alargada ao ensino pré-escolar, como sublinhou o vereador da Educação, motiva pela consciência “do valor de programas como este na área da saúde e desenvolvimento” dos mais novos.

Citado em nota do município, Rodrigo Lopes estas ações “conseguem elucidar os nossos alunos para a importância de comer saudável e incentivar também em casa para a adoção de boas práticas na alimentação.”

O programa “Fruta Escolar” promove o consumo de fruta e produtos hortícolas, através da distribuição semanal de duas peças de fruta às crianças que frequentam estes dois níveis de ensino, sendo que esta envolve “uma medida de acompanhamento”. Este ano letivo, foi apresentado, junto das crianças, a peça de teatro “Salada de Frutas”, pelo Grupo de Teatro A Jangada. 

Esta peça de teatro retrata “uma criação original e pretende sensibilizar, de forma lúdica, as crianças para a prática de uma alimentação saudável com consumo de frutas e hortícolas”.