Antonino de Sousa, presidente da Câmara de Penafiel

 Em 2016, o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em Penafiel vai manter-se na taxa mínima. Segundo a Câmara Municipal de Penafiel vai ser ainda adoptada “uma medida pioneira em Portugal”, com a autarquia a dar um desconto de 70 euros neste imposto para as famílias com três ou mais filhos.

Recorde-se que o município já tinha concedido anteriormente um desconto de 20% às famílias com estas características.

Citado em nota de imprensa, Antonino de Sousa diz que a manutenção deste imposto no mínimo tem como objectivo apoiar as famílias, assim como a atribuição deste “desconto de 70 euros a todas as famílias penafidelenses com três ou mais filhos”. “Vamos continuar a dar toda a atenção e apoio à nossa grande prioridade que continua a ser o apoio social e a atracção de investimento e criação de emprego. Em Penafiel, vamos manter todos os incentivos”, garante o presidente da Câmara Municipal.

O autarca adianta ainda que vai lutar para que “não seja aplicada a mudança do coeficiente de localização e operacionalidade relativa” ao concelho, anunciado pelo Governo, que leva em conta factores como a vista e a exposição ao sol dos imóveis, o que poderia implicar um aumento do IMI em determinadas situações”.