A Câmara Municipal de Penafiel conseguiu uma redução da dívida de cinco milhões de euros. Os dados constam do último Relatório de Gestão da autarquia, aprovado na última reunião de câmara, com os votos contra do PS.

Segundo nota de imprensa do município, foi conseguida “uma redução de 48% com despesas correntes e 27,5% com encargos da dívida, apresentando uma redução recorde da dívida, a maior dos últimos 12 anos”.

Isto só foi possível por uma “rigorosa e exemplar gestão financeira”, sustentam.

“Estes excelentes resultados permitem ao município de Penafiel continuar a investir na qualidade de vida dos penafidelenses. Através deste grande esforço financeiro, o município vai puder continuar a investir fortemente na área social, através do plano municipal solidário, ao nível das obras de proximidade, e no apoio financeiro às associações”, salienta o município, lembrando ainda o trabalho feito na captação de empresas.

“Apesar de os últimos quatro anos terem sido dos mais difíceis a nível orçamental, com uma conjuntura económica nacional e local, com uma forte redução das transferências da administração central, com uma redução de parte das receitas próprias do município, a Câmara Municipal de Penafiel conseguiu reduzir a dívida em cerca de cinco milhões de euros”, refere a mesma fonte. Desta forma, a autarquia vai, pela primeira vez, conseguir candidatar-se a fundos comunitários, sem recorrer a empréstimos bancários.