A Câmara de Penafiel, que já apoia as famílias mais carenciadas na esterilização dos animais de companhia para evitar “a reprodução descontrolada” lançou agora uma nova medida de apoio.

Segundo a autarquia, foi criado “um programa com o objectivo de promover o combate ao abandono de cães e gatos por munícipes com carências económicas, apoiando-os com alimentos (ração)”. O apoio é justificado “pelo agravamento das condições económicas e sociais das famílias”, devido à pandemia, e pelo “consequente aumento de abandono de cães e gatos”.

Poderão usufruir do apoio os munícipes com um rendimento per capita que não exceda os 50% do IAS mensal (por agregado familiar) e residam no concelho de Penafiel há pelo menos dois anos, entre outros requisitos.

“A ração será doada em função da espécie (canídeo ou felídeo) e peso do animal, uma vez por mês em dia e hora a avisar, no Centro de Recolha Oficial de Penafiel”, explica a autarquia.

Para requerer a ajuda é necessário preencher um formulário próprio que deve ser enviado por correio electrónico (cro.penafiel@nullcm-penafiel.pt), pelo correio para a Câmara Municipal ou entregue no Balcão Único de Atendimento.