A partir desta sexta-feira, Paredes terá mais um serviço para o atendimento ao cidadão. A Câmara Municipal passou a disponibilizar um serviço de atendimento para pessoas surdas, por video-chamada, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP).

“Promovido pela Área Metropolitana do Porto, o projecto ‘Acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa na AMP’ resulta da preocupação e vontade de promover a equidade no acesso à informação a todas as pessoas, particularmente no acesso aos serviços públicos municipais”, explica nota de imprensa da autarquia.

A video-chamada pode ser feita para o número 12472 do SERViiN em toda a zona metropolitana.

O SERViiN, é, de acordo com a autarquia, um serviço de vídeo-interpretação em que o utilizador pode usufruir ou por telefone (com capacidade de 3G ou 4G), com o custo de um cêntimo por minuto, ou então on-line de forma gratuita. As intérpretes fazem o atendimento ao surdo por video-chamada, contactam o serviço/empresa de destino e intercalam a comunicação entre o surdo e a entidade.

“As pessoas com deficiência auditiva vêem-se limitadas no seu quotidiano, por dependerem do apoio de terceiros para comunicarem com o exterior. Este serviço permite atenuar as dificuldades do dia-a-dia”, realça Hermínia Moreira, vereadora do pelouro de Acção Social da Câmara Municipal de Paredes.