A Câmara Municipal de Valongo volta a disponibilizar as contas do município em formato on-line, pelo oitavo ano consecutivo, como forma de “investir na comunidade, tornando-a mais esclarecida e mais participativa”, refere o presidente da autarquia, num vídeo que pode ser visualizado no site do município.

Sobre os números da governação, José Manuel Ribeiro começa por destacar a diminuição da dívida na sua governação em “54%”, uma vez que se cifrava em “55 milhões, tendo sido reduzida para “25 milhões de euros”.

Também o pagamento a fornecedores é sublinhado pelo edil, sustentando que este ponto é esclarecedor quanto à forma como o município “se relaciona com todos aqueles que nos fornecem serviços ou vendem bens”. Em 2021, Valongo “fazia o pagamento a um dia”, frisou.

José Manuel Ribeiro destacou o investimento que, em 2014 era de cerca de um milhão e meio e, o ano passado, ultrapassou os “14 milhões de euros”.

As transferências de verbas para as freguesias de “10 milhões” e o apoio aos Bombeiros Voluntários de Ermesinde e Valongo em “200 mil euros” para casa corporação, é ressalvado pelo autarca, que não esqueceu os montantes feitos em equipamentos escolares, assim como refeições para os alunos do concelho.

O combate ao insucesso escolar, as férias escolares, que abrangeram 700 jovens de Valongo, assim como a atribuição de bolsas de estudo estimadas em 64.500 euros também merecem destaque na comunicação do autarca à população local.

Áreas como o desporto, onde a autarquia despendeu dois milhões de euros em equipamentos, a cultura, as festas e actividades, que decorreram na cinco freguesias do concelho, também são enfatizadas por José Manuel Ribeiro.

Entre outros pontos, o edil evidenciou ainda a captação de investimento privado que, desde 2014 até 2021, rondou os 350 milhões e permitiu a criação de “mais de 2000 novos postos de trabalho”.

O vídeo da Prestação de Contas pode ser visualizado aqui e a documentação alusiva a esta matéria pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Valongo.