O ‘Regime da Fruta Escolar” é um programa europeu que aposta na edução alimentar das crianças do primeiro ciclo e do pré-escolar e que está a ser levado a cabo nas escolas de Penafiel.

A Câmara Municipal distribui, semanalmente, duas peças de fruta às crianças, sendo que, paralelamente, estão a ser realizadas “sessões de educação alimentar, interactivas”, junto dos mais pequenos, onde lhes é oferecida, ainda, a “oportunidade de assistirem à preparação de receitas saudáveis e sua degustação”, explica a autarquia.

Esta é uma forma de sensibilizar os mais novos “para a temática da alimentação saudável, através da introdução ou reforço de comportamentos benéficos nas crianças”. Um comportamento que o município espera que se dissemine pela “generalidade da população”. Por isso, e “para prolongar esta iniciativa junto das famílias de todas as crianças envolvidas, está também a ser distribuído um livro de receitas saudáveis”, o ‘DizFruta’, avança o município.

Recorde-se que, Penafiel “alargou esta iniciativa às crianças que frequentam os estabelecimentos de educação pré-escolar, assumindo a totalidade das despesas”, por considerar que este projecto é de grande importância para a “saúde e desenvolvimento” dos mais novos.

No âmbito desta acção, Rodrigo Lopes, vereador com o pelouro da Educação da autarquia, acompanhou uma das sessões interativas de educação alimentar, no Centro Escolar de Fonte Arcada, onde “os alunos tiveram a oportunidade assistir à preparação de receitas saudáveis com fruta e de as degustar”, relatou a Câmara Municipal.

O autarca estava também no Centro Escolar da Portela, onde entregou o livro de receitas saudáveis à comunidade escolar daquele estabelecimento de ensino.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, este projecto, em Portugal, chegou a “160 mil alunos”.