Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

As contas de 2020 da Câmara de Paços de Ferreira, aprovadas esta segunda-feira, mostram que o município tem “boa saúde financeira”, diz o vereador das Finanças, Joaquim Sousa, citado em nota de imprensa.

A mesma fonte salienta o resultado positivo de 2,4 milhões de euros, “situação que se repete pelo sexto ano consecutivo” e a diminuição da dívida total da autarquia, que passou a 42 milhões de euros no final do ano passado. “Esta trajectória de redução da dívida tem sido sistemática desde que o actual executivo entrou em funções. Em 2013 o valor da dívida total do município era de 68 milhões de euros. Em 2020 o valor baixou para 42 milhões de euros. Uma redução de 26 milhões euros”, refere o vereador.

Joaquim Sousa realça ainda a elevada execução orçamental da receita e da despesa, tendo a da receita chegado aos 98% e a da despesa aos 84%. “Estas taxas de execução são das mais elevadas de sempre e revelam uma boa gestão dos dinheiros públicos”, garante.

“Entre a receita corrente e a despesa corrente apurou-se uma poupança corrente de 5,2 milhões de euros, poupança essa que permitiu financiar a despesa de investimento. Entre 2014 e 2020 foram realizados investimentos na ordem dos 21 milhões de euros”, acrescenta o autarca, referindo ainda que houve uma diminuição de 242 mil euros nos gastos operacionais em relação a 2019.

“Apesar de ainda ser longo o caminho para a total regularização das finanças municipais, atendendo à pesadíssima herança que todos recebemos por parte do último executivo municipal liderado pelo PSD, a verdade é que continuamos no bom caminho, com contas transparentes e com pagamento a fornecedores a 12 dias”, sustenta o vereador socialista.