A Câmara Municipal de Paços de Ferreira assinou oito contratos de trabalho com pessoas com deficiência e incapacidade. Três vão assumir funções de técnicos superiores e cinco como assistentes operacionais.

Segundo a autarquia, o projecto contou com a comparticipação técnico-financeira do Instituto de Emprego e Formação Profissional e o apoio técnico do Centro de Reabilitação Profissional de Gaia. O objectivo é possibilitar aos novos colaboradores, pessoas com uma capacidade de trabalho mais reduzida, “o exercício de funções que permitem aumentar a sua auto-estima, motivação e qualidade de vida, em regime de emprego apoiado e integrados nas várias unidades orgânicas do município”.

“Com a integração destes colaboradores, o município dá um passo desconstrução das barreiras acerca da contratação de pessoas com deficiência e incapacidade, sendo que é a primeira instituição da região do Tâmega e Sousa a promover a aplicação desta Medida de Emprego Apoiado em Mercado Aberto, potenciando a integração profissional de pessoas com deficiência e incapacidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas e para um mercado de trabalho mais inclusivo”, salienta nota de imprensa.

A mesma fonte avança que estes trabalhadores são a prova de que uma limitação não é sinónimo de impedimento para a realização das tarefas e integração no mercado de trabalho.