Foto: DR

A Câmara Municipal de Lousada vai abater sete árvores em risco de queda sobre a via pública no Jardim do Monte do Senhor dos Aflitos e no Largo do Pelourinho.

Segundo comunicado da Divisão de Ambiente do município, as árvores identificadas “não oferecerem condições de segurança”.

“A autarquia vai proceder ao corte e remoção de dois sobreiros adultos, três olaias e dois áceres, respectivamente, uma vez que se encontram em risco de queda sobre a via pública. Todos estes exemplares apresentam idade avançada e estão fragilizadas, sendo a idade um factor de predisposição importante”, refere a câmara.

A decisão foi tomada depois de um “aturado estudo fitossanitário” realizado por técnicos especializados da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sustenta a mesma fonte.

“Estas árvores têm vindo a secar nos últimos meses, em resultado do estado de elevado stress hídrico em que se encontram, como consequência de anos consecutivos com uma pluviosidade quase nula”, justifica a autarquia.

Depois da remoção destas sete árvores serão plantadas outras e em maior número, para “minimizar os efeitos da perda” das outras árvores, garante o município.

Esta avaliação surge no seguimento das muitas acções de fiscalização de árvores existentes no espaço público municipal realizadas pelos serviços municipais.