Os Bombeiros Voluntários de Freamunde vão oferecer uma ambulância à Ucrânia. A viatura segue esta quarta-feira e pretende apoiar a população daquele país, devido à invasão russa. José Domingos, comandante da corporação, confirmou ao Verdadeiro Olhar que “é um pequeno contributo”, mas espera que “seja útil e que sirva para ajudar quem mais precisa”.

Ao que tudo indica, este foi um apelo lançado pela Associação dos Ucranianos em Portugal, que está a ser divulgado de norte a sul do país, e que visa a recolha a recolha de bens alimentares, medicamentos e outros equipamentos ou produtos que sirvam para apoiar a população ucraniana. A corporação de Freamunde decidiu apoiar e também está a recolher medicamentos e material hospitalar que pode ser entregue na sede dos bombeiros. José Domingos sublinhou que o objectivo será “mandar a ambulância carregada de bens para a Ucrânia”.

Apesar de os bombeiros viverem com alguns restrições financeiras, o comandante destacou que, nesta altura, “o que importa é ajudar” e estar ao lado de um povo que precisa.

Domingo, a Associação dos Ucranianos em Portugal anunciou que, nos próximos dias, vai criar uma plataforma, onde toda a ajuda seja disponibilizada e coordenada, no sentido de satisfazer todos os pedidos que chegam da Ucrânia.

Até lá, mantém-se esta onda de solidariedade Portugal-Ucrânia, sendo que cada associação e instituição está a abrir as suas portas para recolher bens alimentares e medicamentos.