A Lipor e os municipios associados, entre eles Valongo, entregaram donativos no valor de 41 mil euros, resultantes da recolha selectiva porta-a-porta. Entre as entidades beneficiadas estão os Bombeiros Voluntários de Ermesinde e os Bombeiros Voluntários de Valongo.

Segundo nota de imprensa, em 2019, foram recebidas 2.722 toneladas de resíduos, resultantes dos circuitos implementados de recolha selectiva porta-a-porta residencial (papel/cartão, plástico/metal, vidro, resíduos alimentares e resíduos verdes).

“O resultado alcançado, é fruto de um esforço dos municípios e seus munícipes, em cumprir as metas que foram estabelecidas no âmbito da implementação dos projectos de recolha selectiva porta-a-porta residencial. Aumentando-se, desta forma, a quantidade de resíduos enviados para reciclar e para compostagem e evitando-se, consequentemente, o consumo desnecessário de matérias-primas virgens”, destaca a Lipor, explicando que em função da quantidade de resíduos recicláveis acolhidos é atribuído um benefício a causas sociais de apoio à comunidade de cada município.

“No geral, foram entregues equipamentos de protecção individual, diverso material ortopédico, assim como equipamentos para melhorar as condições de funcionamento de determinadas instituições beneficiárias”, refere ainda a Lipor.