Fotografia: Câmara de Paredes

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Rebordosa celebrou o 40.º aniversário com a apresentação de parte do projecto de reconstrução do quartel dos bombeiros.

A efeméride ficou, também, marcada, pela atribuição das habituais distinções honoríficas e a bênção de uma nova viatura do INEM no âmbito de um protocolo assinado entre esta instituição e os Bombeiros de Rebordosa.

Segundo o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Rebordosa, Abel Moreira, a nova viatura vai permitir reforçar a capacidade de socorro da corporação para dar respostas às necessidades de cuidados pré-hospitalares da comunidade assim como reforçar a capacidade de resposta aos pedidos de ajuda recebidos através do Número Europeu de Emergência – 112.

Falando do projecto de requalificação parcial do quartel dos bombeiros, estrutura que tem mais de 30 anos, Abel Moreira realçou que o requalificação vai permitir dotar esta infra-estrutura de melhores condições físicas e materiais para fazer face àquilo que são as solicitações dos operacionais e da própria comunidade.

Publicidade

Ao Verdadeiro Olhar, o responsável pela direcção realçou que o projecto que está orçado e mais de um milhão de euros, é inteiramente justificado uma vez que os Bombeiros de Rebordosa dispõem do maior corpo activo do distrito do Porto, de quatro equipas de manobras, de 54 Tripulantes de Ambulância de Socorro, sendo uma das corporações mais jovens do distrito e do país.

“Com a requalificação parcial do quartel vamos criar mais camaratas, em especial para as senhoras  que não dispõem de quaisquer camaratas, locais de fardamento entre outras valências”, disse, salientando que a implementação do projecto irá dividir-se em duas fases: a primeira, a fase operacional, que deverá estar concluído a curto prazo, e a segunda fase que prevê a edificação de salas de reunião, de direcção, espaços de formação, um museu, entre outros espaços.

No âmbito do 40.º aniversário da corporação foram, também, distinguidos Manuel Martins, ex-segundo comandante, Henrique Leite, presidente da Assembleia-Geral dos Bombeiros de Rebordosa e vários fundadores.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa dispõe de cerca de 120 bombeiros e aproximadamente 30 viaturas.