Cinco bombeiras da corporação de Freamunde venceram a competição Bombeiro de Ferro, que decorreu este fim-de-semana, no Porto, na vertente de equipas femininas. Ana Teixeira conseguiu ainda o quarto lugar da geral feminina e o primeiro lugar no escalão 1 (em que competiram bombeiras entre os 18 e os 24 anos).

Esta foi a segunda vez que Ana Teixeira, Ana Lúcia Gomes, Andreia Silva, Lúcia Costa e Sara Neto participaram nesta prova que testa a rapidez e a destreza técnica dos bombeiros. “No ano passado ficamos em segundo e este ano fomos tentar melhorar os resultados”, explica Ana Teixeira. As bombeiras de Freamunde foram as únicas a competir por equipas. “A competição exige muita força de braços e é muito direcionada a homens. Por isso entende-se que não haja muitas mulheres a competir”, diz a bombeira. Ainda assim, afirma, a equipa freamundense quer voltar a competir e gostava de ver “mais mulheres em competição, sobretudo por equipas, já que a nível individual o número tem vindo a aumentar.

O Bombeiro de Ferro contou com a participação de 27 equipas e mais de 250 voluntários e profissionais. Telmo Matias, do Aeroporto Humberto Delgado, e Lucília Ribeiro, dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, venceram na prova individual, de masculinos e femininos, respectivamente. Por equipas ganharam os Sapadores do Porto, em masculinos, e os Bombeiros Voluntários de Freamunde, em femininos.

Segundo a Federação de Bombeiros do Distrito do Porto, a prova pretende “dar a conhecer à população em geral, num ambiente de espectáculo, algumas das actividades desenvolvidas no dia-a-dia dos Bombeiros, destacando a condição técnica e psicológica inerentes ao desempenho”.

“A prova é realizada num ambiente controlado e competitivo, em que os Bombeiros, envergando o equipamento de protecção individual, incluindo os aparelhos respiratórios, irão, lado a lado, realizar uma série de tarefas ilustrativas do seu quotidiano, designadamente subir a comunicações verticais, elevar material, montagem de linhas de mangueiras, enrolar mangueiras, resgatar vítimas, transpor obstáculos, transportar equipamentos, que são algumas das tarefas destes homens e mulheres que numa luta física e mental correm contra o tempo”, descreve a mesma fonte.

“Estas competições são importantes a nível de equipas pelo espírito criado”, garante Ana Teixeira.

Na prova participaram ainda Bombeiros das corporações de Ermesinde, Valongo e Penafiel. Por equipas, os Bombeiros de Valongo ficaram em 10.º lugar e os de Ermesinde na 19.ª posição. Já Delfim Nunes, dos Bombeiros de Valongo, ficou em primeiro lugar no escalão 6 da competição masculina.