“Contra a República” é o tema da primeira ‘Conversa Periódica’, promovida pelo Núcleo de Imprensa de Lousada, e que decorre na Biblioteca Municipal, a partir das 21h30.

Esta iniciativa, a primeira, “consiste numa conversa informal, moderada e com a participação do público, tendo por base um tema centrado ou relacionado com a história local, a imprensa e a tipografia” e que vai ter como convidado Rafael Silva, investigador do Centro de Estudos Interculturais, do ISCAP.

Segundo nota do município, “a 30 de Setembro de 1911 ocorreram movimentações militares e levantamentos populares de apoio à restauração da monarquia” que “motivaram uma forte reacção das autoridades republicanas, resultando em centenas de prisões”. No caso de Paredes, Felgueiras, Lousada e outros concelhos limítrofes, “a imprensa monárquica participou ativamente”, com o jornal Vida Nova, da Senhora Aparecida, liderado pelo padre Albino Júlio de Magalhães. Estes dados vão servir de mote a este tema.

A entrada é livre e gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, que pode ser feita pelo site com o endereço www.cm-lousada.pt/p/nil-servicoeducativo