Foto: Câmara de Paredes

Purificação Moreira e o neto Hugo Barros, da Madalena foram os vencedores do concurso gastronómico Sabores e Saberes – Mostra Municipal Intergeracional, que decorreu este fim-de-semana, na Praça José Guilherme, em Paredes.

Segundo a autarquia, o prato eleito foi um ‘pão podre’. Será esta iguaria que vai representar o concelho no Sabores e Saberes – Concurso Metropolitano Intergeracional, organizado pela Câmara Municipal de Paredes, que decorre esta terça-feira, 28 de Março, novamente na Praça José Guilherme.

No concurso vai ser escolhido o melhor prato doce da Área Metropolitana do Porto. Pedro Lemos será o chef que vai avaliar as receitas a concurso, uma por concelho da AMP. 

As duplas a concurso serão constituídas por um jovem e um idoso (sénior com mais de 60 anos e jovem dos 12 aos 25 anos) que apresentarão e confeccionarão uma receita doce, que deverá antecipadamente ser preparada pelo par e apresentada ao júri.

“A iniciativa foi pensada para sensibilizar a população para a importância do envelhecimento activo, juntando duas gerações, de forma a partilhar os saberes e fomentar as relações intergeracionais”, refere o município.