Cerca de seis mil avós são esperados, na próxima quinta-feira, no Parque da Cidade de Penafiel para assinalar mais um Dia Nacional dos Avós.

Entre eles estará Vitorino Fernandes, o avô mais velho do concelho e um dos mais velhos do país, com 105 anos. Voltará a ser distinguido e estará rodeado de filhos, netos e bisnetos. “Vai participar na festa e ter direito a partir um bolo com o número de metros correspondente à sua idade, ou seja, 105 metros”, adianta o município.

A festa começa logo pelas 9h00 e prolonga-se até às 19h00. Além do tradicional piquenique, que junta avós e netos, haverá música, com dezenas de artistas convidados, e ainda surpresas, promete o município.

“Mais de 40 carros clássicos vão ser colocados ao serviço dos avós que queiram dar uma volta e até recordar, provavelmente, aquele que terá sido o carro da sua vida”, sustenta nota de imprensa.

Este ano, alguns avós vão transformar-se em “contadores de histórias” e partilhar com os mais novos as memórias de antigamente, tradições ou lendas que foram passando de geração em geração. Haverá ainda, como habitual, jogos tradicionais e uma missa campal celebrada pelo Bispo do Porto.

Recorde-se que o Dia Nacional dos Avós nasceu em Penafiel, pela mão de uma penafidelense, Ana Elisa Couto, que lutou 17 anos até o seu sonho ser aprovado na Assembleia da República, em 2003.

“Celebrar o dia dos avós é um dever e um orgulho, estamos a falar de honrar gerações que nos antecederam e com quem aprendemos muitos dos nossos valores de hoje. Numa sociedade cada vez mais digital, cada vez mais distante e por vezes impessoal termos a oportunidade de partilharmos olhos nos olhos, experiências de vida é algo do qual não devemos abdicar”, defende Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, citado em comunicado.