Inês Moreira, atleta natural de Penafiel, acaba de sagrar-se campeã nacional de Triatlo Cross, na categoria 30-34 anos, e apurou-se para representar Portugal no Mundial Xterra da modalidade, que será disputado no Hawai.

A professora de educação física começou na competição por brincadeira, em 2017, numa prova da ATRP – Associação Trail Running Portugal, onde conseguiu o terceiro lugar no campeonato nacional.

“Em 2018, fui convidada pelo António Mendes, presidente do meu clube de trail, a Associação Desportiva de Amarante, e foi aqui que decidi levar um pouco mais a sério”, admite a atleta.

Sagrou-se Campeã Nacional do Circuito de Trail e venceu a Taça de Portugal, disputada nos Açores.

Um ano antes, depois de saber que ia decorrer uma prova de duatlo cross em Penafiel decidiu experimentar a modalidade, a convite do clube Mozinho Racing Team, que representa nas modalidades de Duatlo e Triatlo.

No ano passada, já inscrita na Federação Portuguesa de Triatlo, sagrou-se Campeã Nacional de Duatlo Cross e Campeã Regional de Duatlo Estrada, no seu grupo de idades. “No triatlo sprint, tinha feito duas provas em 2018. Fiquei em primeiro lugar no Triatlo do Douro e fiz segundo lugar em Águeda”, conta Inês Moreira. Este ano já tinha conquistado também o bi-campeonato nacional de duatlo cross.

Competir no XTerra Portugal, uma competição internacional, era “um sonho que se tornou realidade”. Esteve em disputa com “as melhores” a nível nacional e internacional. “Numa estreia nesta distância de triatlo cross, o resultado foi brilhante, não há palavras que consigam definir aquilo que senti quanto cheguei a meta. Dei tudo o que podia dar”, garante a atleta penafidelense.

Sagrou-se campeã nacional de triatlo cross, no seu grupo de idades, 30-34. Garantiu ainda a qualificação para a final mundial, que se vai realizar no Hawai, e foi terceira na geral nacional. “Agora só me resta treinar bastante, e bem, para chegar na melhor forma possível ao Hawai, e dar muitas alegrias aos penafidelenses, família, amigos e ao meu presidente, Joaquim Amândio, que tanto me apoia”, sustenta Inês Moreira.

A jovem diz que gosta das três modalidades – trail, duatlo e triatlo – mas confessa que o duatlo é a preferida. “Adoro a sensação de correr em sprint, chegar quase sem respirar, fazer a transição, e regressar para a corrida. É simplesmente brutal”, conta. Na natação, quando se fala de triatlo, confessa que ainda não se sente “totalmente confiante”, mas garante estar a “treinar afincadamente para melhorar”.