Fotografia: União Desportiva de Paço de Sousa

O atleta Ricardo Filipe Mota, da União Desportiva de Paço de Sousa, em Penafiel, sagrou-se campeão nacional 3.ª Divisão Pool Português, com apenas 16 anos, vencendo na final o colega do mesmo clube, João Barbosa.

Ao Verdadeiro Olhar, Luís Rodrigues, do União Desportiva de Paço de Sousa, destacou que a partida foi bem disputada com os dois atletas do clube a tentarem vencer, mas com Ricardo Filipe Mota a superar-se ao colega, ganhando por 6-4.

“Ambos os atletas apresentaram-se a um nível de qualidade de jogo muito bom”, disse, salientando que este título era algo que o clube ambicionava ganhar.

Refira-se que João Barbosa já se tinha sagrado campeão nacional de pool sub-19 depois de ter-se sagrado campeão distrital pool português 3.ª divisão e garantido a subida à 2.ª Divisão.

Ao Verdadeiro Olhar, Luís Rodrigues destacou que é preciso muita dedicação e entrega pela modalidade para ter atletas a atingir este nível, lamentando, todavia, o facto do pool português ser um desporto com poucos apoios, o que obriga para a sua prática a um esforço financeiro por parte dos atletas.

 

“Queremos manter e se possível aumentar o nível da qualidade de jogo apresentada pelos nossos atletas. Um dos objectivos que pretendemos atingir é que o pool português (bilhar) não seja considerada apenas um jogo de café, mas sim um desporto”, avançou.