Teve lugar na passada 2.ª feira, dia 11 de Março, a entrega dos apoios financeiros anuais às colectividades do concelho de Penafiel.

O momento aconteceu no espaço mais nobre do edifício da Câmara Municipal, na presença dos diversos dirigentes associativos. É um momento de encontro dos vários interlocutores das nossas associações, que atuam nas mais diversas áreas: desportiva, cultural, social, etc.

São mais de duas centenas de colectividades no activo em Penafiel e que dão um contributo imenso à dinâmica que se vive e sente, todos os dias, no nosso território.

Fruto do trabalho de muitos homens e mulheres, muitos jovens e seniores, que dedicam uma grande parte do seu tempo e das suas vidas ao associativismo.

Estamos perante um trabalho não remunerado. Estamos perante um trabalho que é feito por amor à causa e à camisola.

Estamos perante um trabalho que não há dinheiro nenhum que pague, porque o impacto que tem na nossa comunidade é imenso e impagável.

É por isso, e por todo o reconhecimento que há pelas nossas colectividades, que o Executivo Municipal apoia anualmente todas as colectividades, para além de todos as ajudas pontuais que concede ao longo de todo o ano, sejam elas de carácter financeiro ou logístico.

De facto, perante um associativismo tão forte e tão dinâmico, que estimula o sentimento de pertença e de integração na nossa comunidade, que faz as pessoas felizes e realizadas, o Municipio só tem de apoiar, acompanhar e ser um facilitador no desenvolvimento dos seus projectos, pois todos ficamos a ganhar.

Não é a primeira vez que aproveito este espaço para me referir às nossas colectividades, mas nunca é demais sermos gratos e reconhecidos por aquilo que de tão bom temos na nossa terra.

As nossas associações, todas elas sem excepção, e o trabalho que desenvolvem com tanto esforço, empenho e dedicação, são, sem dúvida, um grande orgulho!

Por isso, a todos aqueles que trabalham neste grande pilar do desenvolvimento territorial que é o associativismo local, o meu/nosso bem haja e o nosso muito obrigada.