A antiga escola da Boavista, em Nespereira, está a ser remodelada e ampliada. A obra de 1,2 milhões de euros, apoiada por fundos comunitários, inclui ainda aquisição de equipamentos.

Vai ser a nova casa da Associação de Solidariedade Social de Nespereira (ASSN) que vai assim poder “aumentar a capacidade de resposta e criar melhores condições para a prestação dos serviços a crianças e idosos”, explica a Câmara de Lousada, que cedeu o espaço.

A comparticipação comunitária do FEDER é de, aproximadamente, 742 mil euros, que resulta da candidatura ao Norte 2020 com a operação “Alargamento da Creche, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia”. “O Município vai comparticipar parte do custo da obra, relativa à componente de financiamento nacional”, adianta nota de imprensa.

“Nestas novas instalações, a instituição passa a usufruir de uma área total aproximada de 2900 metros quadrados, sendo que 1900 são de área coberta, significando um aumento claro das dependências de trabalho, como a cozinha, lavandaria e dispensas, de espaços administrativos em que se integram o gabinete da direcção, arquivo e sala de reuniões, e também gabinetes técnicos para assistente social, médico e professores”, refere a mesma fonte. Assim, a creche passa a contar com três salas, o centro de dia vai ser alargado para uma sala de convívio, quartos de apoio, área de pedicure e de cabeleireiro e passam a ser mais amplas as áreas de refeitório e do espaço destinado ao pessoal, acrescendo ainda uma área de logradouro com cerca de 1000 metros quadrados.

A conclusão da obra está prevista para o final deste ano. A ASSN, fundada em 1990, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem centro de dia, serviço de apoio domiciliário e creche, prestando actualmente apoio a um total de 108 utentes.