Fundada em Julho de 1993, a Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Mouriz está, desde o dia 24 de Janeiro, registada como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) pela Direcção Geral da Segurança Social.

A instituição conta com mais de 400 associados e dedica-se a “potenciar uma integração activa e participativa na comunidade de todas as crianças, jovens e população idosa”, diz nota de imprensa.

A AD Mouriz promove a entrega de cabazes de alimentos aos agregados mais carenciados de Mouriz, apoiando 33 famílias, num total de 103 beneficiários. Tem ainda um Grupo de Teatro (Girassol) e um grupo de cavaquinhos.

Por acreditar que a oferta de equipamentos existente é insuficiente para dar resposta à população idosa da freguesia de Paredes, a instituição avançou com a criação de um Centro de Dia e serviço de apoio domiciliário.

“A AD Mouriz pretende desenvolver um trabalho que favoreça a permanência do idoso no seu habitat natural, permitindo o envelhecimento activo e saudável”, sustenta nota de imprensa.

O Centro de Dia fica na antiga Escola EB de Soutelo e terá uma sala de actividades, refeitório, cozinha, um camarim, casas de banho e vestiários, um quarto de repouso, lavandaria, arrumos e uma sala de apoio domiciliário, entre outros. A primeira fase da obra já arrancou e passa pela remodelação do espaço onde ficará instalada a Sala de Actividades.

Na escola funcionará ainda a Loja Social e o gabinete de apoio.