Para reduzir os consumos de energia com a iluminação natalícia, a Câmara de Paredes diz que vai “implementar medidas de eficiência energética nas luzes de Natal”, nomeadamente “a árvore de luzes LED desligará mais cedo este ano”.

Em resposta ao Verdadeiro Olhar, o município adianta que vai acender as luzes no dia 1 de Dezembro pelas 18h00. Esclarece ainda que o montante investido na iluminação de Natal vai ser igual ao do ano anterior, cerca de 23 mil euros.

“O horário de funcionamento da iluminação de Natal vai ser restringido face ao ano passado”, referiu o presidente, Alexandre Almeida, em reunião de executivo.

Recorde-se que uma resolução do Governo, do final de Setembro, apontava medidas para reduzir os consumos de energia, em tempo de guerra e de crise energética. O Plano de Poupança de Energia sugere, entre outros, desligar as luzes de Natal à meia-noite, nomeadamente com a recomendação de que de 6 de Dezembro de 2022 a 6 de Janeiro de 2023, se possa “ajustar os períodos de utilização da iluminação natalícia para o horário entre as 18h00 e as 24h00”, assim como desligar a iluminação meramente decorativa nos edifícios.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here