A Águas de Paços de Ferreira vai avançar com um investimento de 3,2 milhões de euros para criar o sistema de abastecimento de água em Sanfins de Ferreira, que vai abranger mais de 3.500 habitantes. A concessionária vai ainda requalificar estradas em Sanfins de Ferreira e Lamoso, diz nota de imprensa da Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

O administrador da Águas de Paços de Ferreira, Luís Vasconcellos, e o presidente da Câmara, Humberto Brito, estiveram, esta sexta-feira, na sede da União de Freguesias de Sanfins, Lamoso e Codessos, para anunciar a obra. “Esta empreitada faz com 96% do concelho fique assim coberto pela rede de água”, sustenta a autarquia.

Trata-se de “uma obra que põe fim a anos e anos de discriminação da população desta freguesia, garantindo-se hoje que esta população estará em pé de igualdade com as demais freguesias do concelho”, disse Humberto Brito, citado em nota de imprensa. O autarca garante ainda que a “obra já poderia ter avançado há mais tempo se a ERSAR não estivesse a boicotar o acordo realizado entre a Câmara Municipal e a concessionária em Dezembro de 2015”. 

A empreitada ficará oficializada com a assinatura do contrato, no dia 3 de Fevereiro, e a obra começa na primeira quinzena do mês.

Segundo a Águas de Paços de Ferreira, além de um reservatório e de um sistema adutor, fará parte desta empreitada uma rede de distribuição de água que vai efectuar o abastecimento nos lugares de As Bouças, Bouças (10%), Bustelo, Cruz, Cumieira, Esqueiros (40%), Igreja, Pereiras, Quintãs, Ribas, Senhora da Guia, Torre, Vila Cova e Vista Alegre da freguesia de Sanfins de Ferreira e Cabo (70%), Costa (60%), Paraíso (30%), Ribeiro (10%), Vilar de Cabras e alguma população dispersa da freguesia de Eiriz, também no município de Paços de Ferreira.

* Notícia actualizada às 17h40 com mais informações sobre a obra