O projecto Arejar, que leva à descoberta dos trilhos do Parque das Serras do Porto através de caminhadas, está de volta em 2023. Ao longo do ano, serão realizadas mais 11 caminhadas, à semelhança do que aconteceu no ano passado.

A primeira caminhada será já no próximo sábado de manhã, dia 28, a partir das 9h00, e convida a usufruir da serra de Santa Justa, no Trilhos Porto à Vista e Silveirinhos.

Os participantes vão partir da Capela de Santa Justa, passar pela Capela de São Sabino, ter acesso a uma vista privilegiada sobre o Grande Porto e a linha do litoral ao longo do trajecto pela serra, observar o vale do rio Ferreira e a aldeia de Couce, passar entre charnecas e áreas reflorestadas com espécies nativas e ver a ribeira de Silveirinhos, entre outros. “Esta linha de água de cariz temporário, afluente da margem direita do rio Ferreira, forma um pequeno vale na vertente poente da serra de Santa Justa e salienta a importância dos recursos hídricos na promoção da biodiversidade, já que é habitat de várias espécies protegidas, nomeadamente anfíbios, como a salamandra-lusitânica, a rã-ibérica e o tritão-marmorado”, refere a organização. Chegando ao Alto do Ramalho, será ainda possível vislumbrar as serras de Santa Justa e de Pias e os meandros do rio Ferreira, que convidam a experimentar outros percursos pedestres desta paisagem protegida regional, como os trilhos de Belói e do Castiçal, assim como a Grande Rota, que se cruzam nesta zona.

É necessário fazer inscrição.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here