Fotografia: Câmara de Lousada

O presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, destacou, na abertura das Jornadas do Desporto, que decorreram no auditório municipal, a aposta que o seu executivo tem feito na criação de condições materiais que propiciem e potenciem a prática desportiva.

Citado em comunicado, o  autarca destacou que o desporto é uma preocupação do município, constituindo um pilar do desenvolvimento da sociedade.

Pedro Machado realçou os investimentos que o município tem feito a nível desportivo, quer em instalações quer na área do apoio as associações reiterando que Lousada tem um dos melhores complexos desportivos do país.

“O Estádio de Hóquei do Complexo Desportivo é o melhor do país, fazendo jus à grande tradição lousadense na prática desta modalidade”, disse, enfatizando, também, o facto do mesmo equipamento integrar courts de ténis, o estádio municipal, os campos multifuncionais, o polidesportivo, a ecopista, entre outros.

“Actualmente existem 13 pavilhões gimnodesportivos no concelho, num rácio de um pavilhão para quatro mil habitantes e estão a ser requalificados campos de várias associações que passam a ter piso sintético. A tudo isto acresce o apoio dado pelo município, de 80 mil euros, destinado à realização de exames médicos e seguros desportivos ”, salientou, avançando que a prática desportiva regular, federada ou não, apresenta benefícios a vários níveis, sendo um elemento agregador e dinamizador da economia local.

Presente na iniciativa, Dimas Pinto, presidente da Apogesd – Associação Portuguesa de Gestão de Desporto, enfatizou que as autarquias têm tido um papel decisivo para a valorização desportiva, sendo Lousada um exemplo disso mesmo.

As Jornadas do Desporto tiveram como parceiro a Mondo que se assume como “uma empresa inovadora, nomeadamente na área dos pavimentos desportivos”.

Também o director-geral Mondo Ibérica & Portugal, Santiago Palomera, esteve na sessão de abertura, fazendo uma caracterização do grupo empresarial que completou 70 anos.

Publicidade

Em debate estiveram temas como “O Scouting: Resultados a longo ou curto prazo” apresentado por Tiago Pina, coordenador de Formação do Sport Lisboa e Benfica, o tema “Hóquei em Campo: Perspectivas Desportivas e Turísticas”, por Pedro Ávila, director técnico da Federação Portuguesa de Hóquei em Campo.

Em análise estiveram, ainda, os temas como a “Governança: Administração Pública Local e o Movimento Associativo” apresentado pela vereadora Isilda Dias, da Câmara Municipal de Vila do Conde e “Gondomar Cidade Europeia do Desporto 2017”, tema que teve como oradora Sandra Almeida, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Gondomar falou sobre

O evento foi organizado pelo Mondo, com a parceria da Câmara Municipal de Lousada e da Apogesd.