Foto: Federação do PS Porto

António Costa foi o grande vencedor das Legislativas antecipadas 2022. Conseguiu uma maioria absoluta ao obter 41,68% dos votos e eleger 117 deputados. O PSD de Rui Rio ficou-se pelos 27,80%e elegeu 71 deputados enquanto o Chega foi a terceira força política mais votada: 7,15% e 12 deputados eleitos.

O PS de António Costa também foi o mais votado no distrito do Porto. Contados os votos das 243 freguesias, o PS obteve 42,53% dos votos e o PSD, liderado por Rui Rio, 32,33%. Mas no distrito, o Iniciativa Liberal foi a terceira força política mais votada com 5,11%.

Com estes resultados, o PS elege 19 deputados pelo círculo eleitoral do Porto, o PSD 14, o Iniciativa Liberal dois, o Bloco de Esquerda dois e o Chega também dois e a CDU um deputado.

António Costa venceu nos concelhos de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo.

Em Lousada as contas estão fechadas. Apuradas as 15 freguesias, o PS tem 48,45% dos votos e o PSD 32,43% no concelho. Em terceiro ficou o Chega, com 4,66%. António Costa foi o mais votado em todas as freguesias.

As 12 freguesias de Paços de Ferreira também já apuraram resultados. O PS de António Costa vence com 40,77% dos votos contra 37,82% dos PSD. O PS ganhou na maioria das freguesias, mas cinco – Meixomil, Frazão/Arreigada, Paços de Ferreira, Penamaior e Seroa – deram a vitória ao PSD de Rui Rio. Também neste concelho o Chega foi o terceiro partido mais votado (5,32%).

Em Paredes, o PS venceu com 44,19% dos votos contra 35,27% do PSD. Estão apuradas as 18 freguesias, sendo que o PSD foi o mais votado em apenas seis: Astromil, Cristelo, Duas Igrejas, Lordelo, Sobrosa e Vilela. Com 4,76% dos votos, o Chega foi o terceiro partido com mais votos.

A contagem dos votos das 28 freguesias já terminou em Penafiel que também deu a vitória a António Costa, com 46,67% dos votos para o PS e 32,41% para o PSD. Rui Rio só foi o mais votado numa freguesia do concelho: Valpedre. O Chega obteve 3,83% dos votos e ficou em terceiro.

Em Valongo, as quatro freguesias já estão apuradas. O PS vence o concelho com 45,02% contra 27,92% dos votos obtidos pelo PSD. António Costa foi o mais votado em todas as freguesias. Ao contrário da tendência dos outros concelhos, o Bloco de Esquerda surge em terceiro lugar, com 5,46% dos votos.

Deputados da região eleitos

Cristina Mendes da Silva, de Lousada, deputada na anterior legislatura, voltou a ser eleita e ocupará o lugar de deputada à Assembleia da República. Era a número nove do PS pelo círculo eleitoral do Porto.

Foto: DR

Ainda pelo PS, José Carlos Barbosa, presidente do PS Paredes e presidente da Junta de Freguesia de Beire foi também eleito deputado à Assembleia da República. Ocupava o 19.º lugar da lista do partido pelo círculo do Porto. Paulo Araújo Correia, de Penafiel, que era o 20.º da lista, não foi eleito, mas pode ocupar o lugar de deputado pela saída de elementos para formar Governo.

Pelo PSD, Miguel Santos, de Valongo, também foi eleito. Era o 11.º da lista do partido pelo Porto. É actualmente vereador sem pelouros na Câmara de Valongo.

António Cunha, de Penafiel, deputado pelo PSD na anterior legislatura não foi eleito. Era o 15.º da lista ao círculo eleitoral do Porto.