O presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, foi eleito como primeiro representante do Conselho Regional do Norte, órgão consultivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), no Conselho Económico e Social (CES), um organismo nacional de consulta e concertação no domínio das políticas económicas e sociais, informa nota de imprensa do município.

Na sessão, que aconteceu esta terça-feira, na Casa das Artes, em Felgueiras, foi ainda eleito Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, para presidir à Comissão Permanente do Conselho Regional da CCDR-N, ficando a vice-presidência do Conselho Permanente da CCDR-N a cargo de Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Povoa de Varzim.

“É com grande responsabilidade que encaro esta eleição. Um novo desafio para defender e promover o nosso território e a região Norte. Juntos, vamos trabalhar em prol do desenvolvimento do Norte de Portugal, em articulação com a Administração Central e as Instituições Europeias”, sustenta Antonino de Sousa citado em comunicado.

O Conselho Regional do Norte reúne todos os presidentes das câmaras do Norte de Portugal, bem como diversos representantes da sociedade civil – como universidades, institutos politécnicos, freguesias, organizações não-governamentais, associações de desenvolvimento local e outras. Trata-se de um órgão consultivo da CCDR-N.

“Entre outras atribuições, compete ao Conselho Regional acompanhar a execução dos programas operacionais e pronunciar-se sobre os projectos de relevância nacional a aplicar na região, nomeadamente os planos de desenvolvimento da administração central”, explica a autarquia. Já ao Conselho Económico e Social compete pronunciar-se sobre as políticas económicas e sociais, além de participar na elaboração dos planos de desenvolvimento económico e social.