Foto: Câmara de Lousada

Lousada acolhe, durante o mês de Dezembro, um conjunto alargado de iniciativas onde as pessoas são convidadas a comprar os seus presentes no comércio local.

A animação, explica a autarquia, começou no sábado, com o ligar da iluminação de Natal, que contou com a actuação dos Coros Infantis do Conservatório do Vale do Sousa, na Praça das Pocinhas.

Na sexta-feira, dia 7, começa o Vila Market, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, que termina dia 9. Já entre os dias 14 e 23 decorre a tradicional Feirinha de Natal.

No domingo, dia 16, a tarde tem dois momentos para miúdos e graúdos com a chegada do Pai Natal e com o Bolo-Rei Solidário, a partir das 16h00. “À semelhança do que foi feito em anos anteriores o Bolo-Rei Solidário reverte, este ano, para a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco”, adianta o município.

A dinamização do comércio local conta com a iniciativa Lousada Shopping Night, no dia 15 de Dezembro em diversas ruas, com as lojas abertas até às 24h00, com exposição de presépios, castanhas assadas e vinho quente. “Os clientes vão poder usufruir de promoções, descontos, diversas animações, brindes e muito mais surpresas”, informa nota de imprensa.

A esta iniciativa junta-se a “Música sai à rua” pela Associação de Cultura Musical de Lousada que vai animar a noite em diversos locais.

A tradicional Feira das Oitavas, no Campo da Feira, e a Feira do Cavalo, junto à Copagri, decorrem no dia 26 de Dezembro.

Entre 1 e 15 de Dezembro está ainda a decorrer o XXIV concurso de Montras de Natal, sendo posteriormente atribuídos três prémios às melhores decorações.

Voltam também a decorrer as Corridas de S. Silvestre. No dia 15, sábado, a partir das 15h00, os alunos que frequentam os jardins-de-infância e as escolas do 1.º ciclo podem participar na Corrida S. Silvestre da Pequenada, inserida nos Mega Encontros Desportivos. No dia 28, pelas 21h30, começa a Corrida S. Silvestre, com um percurso de 10 quilómetros, tendo como madrinha da prova Aurora Cunha.

As rotundas do concelho vão ser decoradas por crianças e jovens das escolas, dos grupos paroquiais e associações. A última noite do ano, dia 31, vai ser de festa que começa na Avenida Senhor dos Aflitos, pelas 22h30, com um espectáculo da Rebeca seguido de fogo-de-artifício. Depois os bares locais prometem animar a passagem para o novo ano.