30 escolas portuguesas recebem, durante o ano lectivo 2016/2017, acções de sensibilização para promover hábitos de alimentação saudável.

A parceria da série de animação Nutri Ventures e da empresa ITAU, que serve refeições escolares, pretende envolver e sensibilizar crianças, pais e professores para adoptarem novos hábitos, reduzindo o consumo de sal e açúcar simples e aumentando o consumo de proteínas vegetais em detrimento das de origem animal.

29 escolas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do município de Valongo e o Colégio de Gaia, em Vila Nova de Gaia, serão os estabelecimentos de ensino a receber este projecto. No total, 4.600 alunos de Valongo vão estar envolvidos na iniciativa.

“Através de um concurso entre as várias escolas, a iniciativa começará por desafiar os alunos a testar os seus conhecimentos sobre as três temáticas principais – o açúcar, o sal e as leguminosas. No primeiro e segundo período escolar, as crianças terão que responder a um questionário e no final do ano, a escola que mais perguntas acertar será surpreendida com uma visita do Teo, um dos heróis da série de animação Nutri Ventures”, explica a Nutri Ventures em nota de imprensa.

Mensalmente todos os alunos irão receber fascículos coleccionáveis com os heróis da Nutri Ventures, incluindo bandas desenhadas, actividades sobre a série de animação, fichas para colorir que incentivam o consumo de alimentos saudáveis e autocolantes para decorar os seus cadernos. Será ainda colocado periodicamente um photowall onde as crianças poderão tornar-se um dos heróis dos 7 Reinos da Nutrição e tirar fotografias com as caras do Teo, da Lena, do Ben e da pequena Nina.

“A Nutri Ventures é a primeira marca de entretenimento infantil no mundo a promover a alimentação saudável. Criada em 2010, a empresa 100% portuguesa dedica-se ao desenvolvimento de conteúdos de entretenimento que promovem uma alimentação saudável, tendo já desenvolvido uma série de animação infantil, uma plataforma digital e conteúdos musicais”, refere a mesma fonte.