O Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo está a participar no projecto Erasmus+ “Reigniting the Entrepreneurial Spirit in Schools”, em parceria com Espanha, Grécia, Itália e Turquia.

De acordo com a escola, a meta passa por “preparar os participantes para o mundo do trabalho na Europa”, fomentando “o espírito empreendedor nos alunos, dotando-os de ferramentas linguísticas e profissionais, capazes de impulsionar o seu futuro como cidadãos europeus”.

Através deste projecto, “os alunos têm tido oportunidade de contactar com a cultura empresarial dos países parceiros, de compreender o conceito de cidadania europeia e de empreendedorismo e de desenvolver o espírito de iniciativa e criatividade”.

Os docentes envolvidos referem que “tem sido uma aprendizagem constante, quer para os alunos, quer para os professores”. “A livre circulação de pessoas e bens na União Europeia e consequente facilidade de fazer negócio entre estes países, constitui uma enorme abertura em termos de oportunidades profissionais, o que torna este projecto bastante pertinente”, defendem.

O Agrupamento de Escolas Joaquim Araújo já recebeu os grupos de alunos e professores no mês passado. Em meados de Maio, foi a vez de os países participantes se deslocarem a Itália, nomeadamente à cidade de Nápoles, para mais uma semana de trabalho na escola anfitriã, o Istituto Superiore Sandro Pertini, relata nota enviada.

Foram realizados cinco workshops, tendo os alunos envolvidos elaborarado uma revista online, brochuras digitais e um vídeo e escreveram artigos sobre a cultura empresarial na Europa, o perfil do empreendedor, projectos, empresas e/ou pessoas empreendedoras nos seus países, start-ups, bem como a importância da motivação em todo o processo de criação de uma empresa.

“À equipa portuguesa coube a tarefa de elaborar uma revista online, onde foram dados a conhecer algumas das mais importantes empresas empreendedoras europeias, algumas informações relativas aos países europeus com melhores condições para iniciar um negócio, algumas características da cultura empresarial e economia europeias, bem como a previsão das profissões mais procuradas no futuro”, refere a escola. Foram ainda visitados locais emblemáticos de Nápoles e Pompeia.

O próximo encontro é na Grécia, em Outubro deste ano.