Entre esta quinta-feira e sábado, o Tâmega e Sousa realiza uma acção de benchmarking em Gipuzkoa, província do País Basco, localizada no Norte de Espanha, onde estará a Adega Cooperativa de Lousada, representando o município.

O tema da visita é a actividade hortícola e frutícola e vai contar com a presença de uma comitiva de empresários e produtores da região do Tâmega e Sousa ligados a estes sectores.

O objectivo é, segundo afirma a autarquia em comunicado, “promover a partilha de conhecimentos e de boas práticas entre empresários, esperando-se que possa vir a contribuir para a valorização da produção local e obtenção de conhecimentos em mercados externos”. De acordo com a Vereadora do Desenvolvimento Económico e Social, Cristina Moreira, “estas acções revelam-se de extrema importância para todos, mas em particular para aos jovens agricultores, que podem ter estas oportunidades e acesso a informações importantes para o desenvolvimento das suas competências e dos negócios”.

Foram já realizadas acções de benchmarking – que consiste no processo de busca das melhores práticas numa determinada indústria, observando outras, para que se possa ter um melhor desempenho – às regiões de Le Marche, em Itália, a Małopolska, na Polónia, e a Rioja, em Espanha.

A iniciativa é promovida pela Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural
das Terras do Sousa, no âmbito do projecto “Tâmega e Sousa Internacionaliza”, o qual
também conta com a participação da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, do
Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, da Dolmen – Desenvolvimento Local e
Regional e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto.