Foto: Verdadeiro Olhar

A Câmara de Lousada vai prorrogar os prazos de pagamento das facturas de água, saneamento, resíduos sólidos urbanos e educação relativas aos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro até ao dia 10 de Abril de 2020, sem qualquer penalização em virtude dos condicionalismos suscitados pelo Covid-19.

Em comunicado, o presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado avançou, também, que os munícipes poderão pagar essas facturas a partir do dia 17 de Março, utilizando as mesmas referências multibanco que constam das respectivas facturas, através do serviços homebanking, se possível, ou então por multibanco, rede CTT e Payshop.

O chefe do executivo esclareceu que o município de Lousada optou, igualmente, por suspender o pagamento de estacionamento nas zonas de estacionamento de duração limitada, garantindo que o município irá reforçar as verbas de apoio ao nível da acção social para os mais carenciados e vítimas deste flagelo (doença, desemprego, etc.).

“Aliás, todas as verbas referentes a eventos já cancelados ou que o venham a ser serão catalisadas para esse apoio social. Vivemos tempos muito difíceis. Todos somos importantes e juntos vamos conseguir ultrapassar esta crise. Tenho cada vez mais orgulho de ser o vosso presidente!”, revelou.

Referindo-se à evolução do Covid-19 no concelho e aos dados que têm sido veiculados pelas autoridades de saúde, Pedro Machado recordou que os dados evidenciam que são cada vez mais os concelhos com mais casos confirmados que Lousada.

“Os dados que temos disponíveis demonstram que os casos confirmados têm sofrido um aumento ligeiro e dentro do mesmo ‘cluster’, o que permite concluir que o mesmo está ainda controlado. Contudo, como tem sido público, são cada vez mais os concelhos com mais casos confirmados do que Lousada, pelo que o perigo agora é que haja contágios vindos de outros ‘clusters’. Por isso, é imperioso que continuemos a seguir escrupulosamente as orientações da Direcção-Geral de Saúde, nomeadamente o distanciamento social e a higiene”, adiantou.

O autarca realçou, também, que a autarquia para não perder a sua operacionalidade em caso de contágio de alguns dos seus funcionários, irá restringir o acesso pessoal aos serviços municipais permitindo que parte dos colaboradores fiquem em casa.

“Não obstante, esses serviços municipais continuarão a funcionar, através do recurso ao tele-trabalho, graças ao facto de termos quase todos os procedimentos desmaterializados, o que permitirá a esses funcionários terem acesso ao nosso sistema informático e desenvolver o seu trabalho a partir das sua residências. Pedimos, assim, que utilizem o email para interagir com o Município”, garantiu, assumindo que o executivo municipal está em contacto directo e permanente com as autoridades de saúde, reuniu com diversos parceiros locais, regionais e nacionais, com o objectivo de estreitar estratégias, permitindo que os doentes infectados e que já regressaram ao concelho possam terminar o seu tratamento em regime de quarentena.

No comunicado aos munícipes, Pedro Machado reiterou que o seu executivo colocou à disposição da Linha Saúde 24 e também de todos os lousadenses o pessoal técnico (psicólogos) com formação de Intervenção em catástrofe, criou pela primeira vez no país, uma equipa dedicada à recolha de lixo dos cidadãos em quarentena que já se encontra a funcionar e tem usado outdoors do município para informar e relembrar a população das normas de segurança, com o objectivo de combater este vírus.