A Unidade de Infeciologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) arrancou recentemente com a consulta de profilaxia de pré-exposição da infecção pelo VIH no adulto.

A profilaxia de pré-exposição da infecção pelo VIH no adulto, designada por PrEP, consiste na utilização de um fármaco pertencente à classe dos anti-retrovíricos, usados para tratamento da infecção pelo VIH, que é prescrito após avaliação médica especializada, explica o centro hospitalar.

Este fármaco está indicado, em associação com práticas de sexo seguro, a pessoas saudáveis, mas com risco acrescido de aquisição de infecção pelo VIH, nomeadamente pessoas com vários parceiros sexuais ou sem companheiro fixo, utilizadores de drogas recreativas ou consumo abusivo de álcool, trabalhadoras do sexo ou jovens com comportamentos sexuais de risco, por exemplo.

A consulta é aberta, gratuita e o utente pode-se inscrever presencialmente, nos balcões da Consulta Externa do Hospital Padre Américo e do Hospital de São Gonçalo, ou através do email consulta.infeciologia.prep@nullchts.min-saude.pt, refere comunicado.

O objectivo é “minimizar os obstáculos no acesso a aconselhamento médico, garantindo a máxima adesão dos utentes a uma estratégia de prevenção efectiva”.

Segundo dados da Direcção-Geral da Saúde (DGS), citados pelo centro hospitalar, em 2018 foram diagnosticados 973 novos casos de infecção pelo VIH, na sua maioria homens entre os 25 e 29 anos.

O VIH é o vírus da imunodeficiência humana que causa a Sida. O vírus ataca e destrói o sistema imunitário do organismo, ou seja, destrói os mecanismos de defesa que protegem o organismo das doenças.

A Sida, síndrome de imunodeficiência adquirida, é um conjunto de sinais e de sintomas que aparecem pela deficiência do sistema imunitário, que vai ficando com menos capacidade de resposta ao longo da evolução da doença. Pode surgir após a infecção por VIH.

Estar infectado com VIH não é o mesmo que ter Sida. As pessoas que estão infectadas com VIH são seropositivas e podem ou não desenvolver Sida, esclarece o hospital.