Publicidade

O município de Valongo vai liderar uma associação intermunicipal que terá como objetivo recuperar o rio Ferreira. A estrutura envolve Gondomar, Paços de Ferreira e Paredes, além de Valongo, e marca uma nova era em que se pretende, de uma vez por todas, recuperar este curso de água e devolvê-lo às populações locais.

A criação deste novo organismo é avançada pelo jornal Público, novo organismo vai coordenar um conjunto de ações para a despoluição do rio, para além da requalificação das suas margens e valorização ambiental e paisagística de todo o território que envolvem este curso de água.

A estrutura será então presidida por Valongo e, entre os municípios, vão ser desenvolvidas estratégias de intervenção e projetos de forma a que o rio volte a ser um espaço de lazer e desporto. Pelo menos assim o espera Paulo Esteves Ferreira, autarca do município que vai encabeçar esta nova estrutura.

O nome da nova associação deverá ser apresentado apenas quando o Presidente da República, António José Seguro, realizar uma visita institucional a Valongo, revela ainda o Público, elencando que este é um modelo que se deverá tirar linhas mestras de projetos de cooperação territorial existentes na região, como sejam o Corredor do Rio Leça ou o Parque Serras do Porto.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here