Foto: planet_fox/Pixabay
Publicidade

O Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) 5G, designado de Lousada + Social, está a decorrer desde novembro e é um programa de política social que visa combater a pobreza e a exclusão social em territórios vulneráveis, através de ações integradas de proximidade que promovem o emprego, a capacitação, o apoio familiar, o envelhecimento ativo e a inclusão de migrantes. Este projeto mobiliza entidades locais e conta com o financiamento de fundos europeus, como o Pessoas 2030, de forma a criar coesão social e igualdade de oportunidades. 

Os focos do Lousada + Social incidem sobre o emprego e qualificação, que apoia a procura de trabalho, formação profissional e empreendedorismo, também tem uma intervenção familiar, com ações de apoio parental e parentalidade. Para além disso, envolve a capacitação comunitária, não só para fortalecer instituições, mas para aumentar a capacidade de resposta dada às comunidades, sendo que atua em freguesias e grupos populacionais com maiores fragilidades. 

Para a vereadora da Ação Social, Maria do Céu Rocha, “com esta iniciativa, o concelho reafirma o seu compromisso com uma comunidade mais justa, participativa e acolhedora, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso a condições que sustentem o seu crescimento e melhorem a sua qualidade de vida”.

O projeto é posto em prática através de várias dinâmicas de empregabilidade e workshops, com iniciativas de apoio à integração de migrantes e junto de famílias e crianças, recorrendo ainda a atividades que valorizarem o envelhecimento ativo.

Lousada utiliza este projeto do Contrato Local de Desenvolvimento Social como forma de combater a pobreza e promover a coesão social, atuando diretamente nas comunidades mais necessitadas através de parcerias e recursos localizados. 

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here