Publicidade

Rita Ribeiro, xadrezista sub18 do Paredes Golfe Clube (PGC), e natural de Eiriz, Paços de Ferreira, venceu o Torneio de São Pedro 2025, disputado no dia 29 de junho, somado sete pontos e garantido o primeiro lugar, superando o principal favorito, Daniel Silva, também a defender as cores da mesmo equipa paredense.
A vitória de Rita Ribeiro começou a desenhar-se na segunda ronda, onde venceu Daniel Silva num confronto revelou decisivo para o desfecho final, o qual foi favorável à campeã distrital feminina de sub18 de partidas rápidas da Associação de Xadrez do Porto 2024/2025.

Daniel Silva, campeão coletivo na final de xadrez da CLDE Tâmega 2024/2025, escalão juvenis, terminou em segundo lugar, com seis pontos. A fechar o pódio ficou Leonardo Cardoso, jovem sub10, do PGC, com quatro pontos (num percurso com 4 vitórias e 3 derrotas).

O Torneio de São Pedro foi o quarto evento competitivo promovido pelo Paredes Golfe Clube nesta época de estreia no xadrez federado nacional. O objetivo da coletividade passa por “proporcionar oportunidades de competição, tanto para os seus membros como para xadrezistas de outros clubes da região, além de “fomentar o gosto pela modalidade junto da comunidade da região do Vale do Sousa, com os treinos a estarem sempre abertos a todos para experimentarem e competirem”, diz o PGC, em nota de imprensa.

Arménio Santos, diretor do clube, traçou um balanço extremamente positivo da época 2024/2025, com natural destaque para Rita Ribeiro “fruto da conquista do título distrital feminino de sub18 na variante de partidas rápidas, somando ainda o título de vice-campeã distrital feminina de Rápidas, o terceiro lugar no pódio feminino do Campeonato Distrital Absoluto de Clássicas”.

Daniel Silva foi outro dos xadrezistas enaltecidos por Arménio Santos, ao reconhecer o mérito do xadrezista penafidelense, o qual somou pódios nas etapas do 4.º Campeonato Felgueiras Xadrez, um segundo lugar no Torneio António Ferreira de Carvalho. Para além disso, “teve um notável desempenho no contexto do xadrez do Desporto Escolar onde alcançou o quinto lugar individual na final da CLDE Tâmega, além de integrar a equipa Campeã de Juvenis nessa mesma final”.
Ainda abordando o desempenho dos xadrezistas do PGC nas competições do Desporto Escolar, o diretor do PGC enalteceu o talento de Pedro Ferreira, vencedor do 1.º Torneio de Xadrez do PGC e Campeão Individual no escalão Juvenis do Desporto Escolar, sendo também parte da equipa vencedora da competição coletiva na final da CLDE Tâmega 2024/2025, em representação da Escola Secundária de Penafiel.

Igualmente sublinhada foi a progressão de Diogo Carneiro, xadrezista sub16 e aluno da Escola Secundária de Paços de Ferreira, o qual alcançou o 3.º lugar no escalão de iniciados da CLDE Tâmega 2024/205 no contexto do Xadrez do Desporto Escolar numa  competição acolhida pela Escola Secundária de Lousada em maio de 2025.

Arménio Santos terminou a valorizar “esforço coletivo dos xadrezistas do clube, em especial da equipa que participou no Campeonato Distrital por Equipas da Associação de Xadrez do Porto, com o Paredes Golfe Clube a ser o único representante da região do Vale do Sousa nesta competição de oito rondas disputadas entre janeiro e maio de 2025, e convidou todos a juntarem-se ao PGC seja no Xadrez seja no Golfe e integrar um clube e uma família onde se fomenta uma prática desportiva saudável e para todos.”

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here