Paula Barbosa, atleta natural de Paço de Sousa, Penafiel, foi campeã nacional de Trail Ultra Endurance na categoria F45, em prova disputada em Portalegre – o UTSM – Ultra Trail de São Mamede. A competir pela EDV – Viana Trail, a penafidelense chegou ainda ao pódio da geral feminina, alcançando o terceiro lugar.

A atleta completou a prova de 106 quilómetros em cerca de 14 horas e 47 minutos.

Até agora detentora do título de bi-campeã nacional da modalidade, Paula Barbosa não conseguiu a revalidação, devido a uma lesão grave. “Queria muito revalidar o título mas não consegui. Em Agosto do ano passado fracturei o perónio e ainda não tinha voltado a competir. Foi uma superação muito grande e o terceiro lugar da geral foi quase uma vitória”, assume.

Ainda assim, e pelo título alcançado em 2021, a penafidelense está apurada para o Campeonato Mundial da modalidade que, este ano, decorre a 2 e 3 de Novembro, na Tailândia. Paula Barbosa vai competir pela selecção nacional. “O meu objectivo é chegar ao meu pico de forma até lá e ajudar a selecção a conseguir um bom lugar”, adianta.

Paula Barbosa tem 45 anos e é de Paço de Sousa. Trabalha no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa. Compete desde 2016 e, no currículo, conta já com vários títulos. Nesse ano foi vice-campeã nacional de trail e, em 2020 e 2021, foi campeã nacional de trail ultra endurance. Já participou no Mundial de 2019 em representação da selecção nacional.

O UTSM – Ultra Trail de São Mamede mobilizou perto de 1500 concorrentes de 16 nacionalidades. O evento atravessa os concelhos de Portalegre, Castelo de Vide e Marvão.