
- Este evento já decorreu.
Feira do Livro e das Artes em Ermesinde
Jul 14, 2016 - Jul 17, 2016

Valongo recebe de quinta a domingo a Feira do Livro e das Artes no Parque Urbano de Ermesinde. Pelo terceiro ano consecutivo reúnem-se, no mesmo espaço, mas em recintos distintos, três vertentes: livro, gastronomia e artesanato.
No primeiro dia o festival abre às 20h00, com a actuação do Grupo Zés Pereiras Lusitanos e, meia hora mais tarde, será feita a inauguração oficial da feira com um Flash Mob e com a actuação dos grupos corais Arco Íris e Íris Corus da Associação Académica e Cultural de Ermesinde.
Às 21h15 haverá dança com a Associação de Artes Performativas e Escola de Ballet da Associação Social e Cultural de Sobrado. Ricardo Carriço sobe ao palco do Parque Urbano às 21h45 para a estreia do novo álbum.
No segundo dia, a feira abre às 18h00 sendo que o espaço do livro abre mais cedo.
Às 15h00 haverá o Concurso Literário “Serras de Valongo”, às 16h00 uma peça de teatro chamada “Marionetes” do Grupo Estorióscopio, e, às 17h00, a oficina de ilustração com Anabela Dias.
Às 18h30 haverá “Fitness para todos” com o ginásio Urban Fit.
As actividades de sábado começam, às 16h00, com a Hora do Conto e, meia hora mais tarde, volta a haver “Fitness para todos”. O palco do Parque Urbano recebe, às 21h45, o Grupo Comvinha Tradicional.
No domingo volta a abrir às 16h00 com a hora do conto e com a apresentação da obra “Conto passos do Caminho”, de António Feijó.
Das 16h30 às 19h00, no espaço artes, haverá um encontro de tradições com o Rancho da Casa do Povo de Ermesinde, o Rancho Folclórico do Centro Social e Paroquial de Alfena, o Rancho Infantil e Juvenil As Padeirinhas de Valongo e o Rancho Folclórico da Associação Desportiva e Recreativa da Gandra.
Às 21h00 será feita a apresentação da obra “Regresso à casa antiga”, de Nuno Afonso. Meia hora depois estão marcados os concertos da Banda Musical de S. Martinho de Campo e do Orfeão da Associação Académica e Cultural de Ermesinde
A par de todas estas actividades, estão planeados ateliês, oficinas, pinturas faciais, esculturas em balões e jogos tradicionais.