A Câmara Municipal de Paredes entregou, esta segunda-feira, os diplomas às turmas que participaram num projecto que visa chegar ao debate sobre a necessidade de um entendimento entre culturas. Foram ao todo 90 as crianças da Escola de Rebordosa que participaram na iniciativa.

VEKI é o nome deste projecto que, em esperanto, significa “acordar”. Foi nisso mesmo que a organização se focou: “alertar sobre a necessidade de acordar para a urgência de um entendimento entre culturas, que conduza a um convívio harmonioso e aberto”.

De acordo com nota de imprensa da autarquia, a iniciativa consiste na implementação de actividades lúdicas para crianças entre os 6 e os 12 anos, cujos objectivos se prendem com as metas ditadas pela Educação para o Desenvolvimento. Por via deste projecto, técnicos e animadores procuram abordar, discutir e incutir conceitos como preconceito, interculturalismo, igualdade, entre outros.

A Câmara Municipal de Paredes, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Vilela, a CESPU – Instituto Universitário Ciências da Saúde (IUCS), a Associação HELPO (ONG para o Desenvolvimento) e o SINClab – Social Inclusion Laboratory da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), inseriu esta actividade na cidade em Março deste ano, através da dinamização de 11 sessões semanais com quatro turmas da Escola Básica de Rebordosa, para um total de 90 crianças entre os seis e os 10 anos.