A Câmara Municipal de Paredes entregou, esta quarta-feira, 23.500 euros em apoios a alunos do concelho. No total, 55 alunos do ensino secundário e superior receberam bolsas de estudo entre os 125 euros e os 1.000 euros.

“Este é um prémio para quem tem qualidade acima da média. Nós investimos na educação, mas depois são os alunos, os professores, a família e os amigos que determinam a excelência do ensino”, defendeu o presidente da Câmara Municipal.

Defendendo que as famílias são fundamentais, Celso Ferreira afirmou que se trata de uma ajuda simbólica. “Gostávamos de dar mais. Este é um incentivo. Queremos que sejam bons profissionais no futuro”, disse.

Foram 36 os alunos do secundário (12 do 10.º ano; 12 do 11.º ano e 12 do 12.º ano) que receberam apoio, no valor de 125 euros. Depois 19 alunos do ensino superior, quatro deles alunos do concelho a frequentar a licenciatura em Tecnologias da Madeira, receberam uma bolsa de 1.000 euros cada.

Ana Sofia Lírio

Os apoios vão ajudar na aquisição de materiais e em transporte, explicaram os alunos. “É uma ajuda importante e significativa. Temos muitas despesas quando estamos a estudar fora do concelho, sobretudo em transportes e propinas”, referiu Ana Sofia Lírio, de Lordelo, que está a estudar Dietética e Nutrição em Coimbra. “Este apoio servirá para adquirir materiais para a escola e pagar, por exemplo, a internet”, acrescentou Daniel Pinto, aluno de Cete, actualmente a frequentar o 11.º ano, que pretende no futuro seguir a área de Gestão e Marketing.

Daniel Pinto