Esta quinta-feira, a tradição secular das Endoenças repete-se. As margens dos rios Douro e Tâmega, na zona de Entre-os-Rios, serão iluminadas com mais de 50 mil velas durante a procissão do Senhor dos Passos. São esperadas milhares de pessoas.

As celebrações começam com a Missa da Ceia do Senhor, na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, pelas 20h30. Depois, por volta das 21h30, começa a procissão em direcção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde terá lugar o “Sermão do Encontro”.

Na sexta-feira, dia 14 de Abril, pelas 15h00, a Procissão do Enterro do Senhor cumpre o percurso inverso, de regresso à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses.

“As Endoenças constituem um evento de turismo religioso ímpar, no qual milhares de tigelinhas iluminam as duas margens do rio Tâmega, a freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão (Marco de Canaveses), o lugar de Entre-os-Rios (Penafiel) e ainda o lugar de Boure na margem esquerda do rio Douro, pertencente ao concelho de Castelo de Paiva, lugares que constituem antigo Couto de Entre-os-Rios”, lembra nota de imprensa da autarquia.

São as Câmaras Municipais de Penafiel e Marco de Canaveses que comparticipam a aquisição das tigelinhas que iluminam as margens dos rios.