Há 41 participantes inscritos no IV Concurso e Feira de Hortícolas Gigantes de Paredes “O Maior da Minha Aldeia”, que decorre entre 16 e 18 de Setembro na freguesia de Aguiar de Sousa, mais concretamente no Parque da Senhora do Salto.

Como é habitual, serão premiados as maiores abóboras, melancias e, também, os tomates e melões de maior dimensão. Em 2021, a maior abóbora a concurso tinha 699 quilogramas.

Segundo dados recolhidos pelo Verdadeiro Olhar, são 37 os produtores a participar no concurso de maiores abóboras, 11 no de tomate, 11 no de melão e seis no de melancia. De realçar que cada produtor pode inscrever-se com mais que um hortícola. Os concorrentes são maioritariamente do concelho de Paredes. “Os participantes tiveram formação durante as plantações/produção, com cinco visitas técnicas no terreno e cinco sessões de capacitação online”, revela a Câmara Municipal de Paredes, que organiza a iniciativa.

O concurso e a entrega de prémios realizam-se no Parque da Senhora do Salto, realizando-se as pesagens a 16 e 17 de Setembro e a entrega de prémios no dia 18.

Serão premiados os três exemplares mais pesados de cada cultura e será atribuído um prémio pecuniário que vai dos 50 aos mil euros, dependendo da categoria. E paralelamente ao concurso internacional será realizado um concurso concelhio.

Quanto à vertente cultural do evento, no local haverá barraquinhas com venda de bebidas/comida, mel, doces de abóbora, bolo de abóbora, plantas e produtos hortícolas e um espaço infantil. Estão previstas actuações musicais, apresentações de livros e uma caminhada.

Segundo a Câmara de Paredes, o concurso “O Maior da Minha Aldeia” consiste “numa competição entre produtores, amadores ou profissionais, que visa premiar os que apresentem produtos hortofrutícolas de maior peso”, sendo o objectivo “dar visibilidade aos produtores e produções locais e estimular o interesse das populações locais na agricultura sustentável, contribuindo um maior dinamismo e atracção ao território”. A iniciativa está aberta a todos os produtores nacionais e internacionais, amadores ou profissionais, com idade igual ou superior a 18 anos.