Lousada vai receber, no próximo sábado, dia 2 de Abril, uma prova pioneira em Portugal. Trata-se da corrida de resistência 100K Portugal/100km a Correr, organizada pela 100k Portugal, com o apoio logístico do Grupo Dramático e Recreativo da Retorta e a parceria da Câmara Municipal de Lousada. Estão inscritos 350 atletas.

Prova conta com uma ultramaratona, uma maratona e uma maratona por estafetas

A 100K é constituída por três provas de estrada: uma ultramaratona de 100 km, uma maratona e uma maratona por estafetas de três atletas. O tempo limite para completar a prova é de 15 horas. “Quem conseguir cumprir os 100 quilómetros levará para casa uma medalha e o título de pioneiro por participar em algo nunca visto em Portugal”, diz nota de imprensa da autarquia.

A prova foi apresentada em conferência de imprensa, na semana passada. Nessa altura, o presidente da Câmara Municipal não deixou de lembrar que “Lousada dedica uma grande atenção ao desporto, sendo também o concelho com a população mais jovem de Portugal Continental”. Pedro Machado referiu ainda que o “Complexo Desportivo tem as dimensões e qualidade para receber provas deste nível, havendo um carinho enorme da população pelo atletismo. Esta infra-estrutura conta com uma pista que tem seis corredores, com possibilidade de aumentar para oito”.

Já João Paulo Meixedo, da organização, salientou que Lousada tem condições excelentes para a prática da corrida”. “Temos a ambição de fazer uma prova que tenha os 100 quilómetros certos e da qual vai surgir o recordista nacional”, acrescentou.

O evento tem início marcado para as 9h00 de sábado, no Complexo Desportivo de Lousada.