Há 35 doentes ainda em isolamento no Hospital Padre Américo, em Penafiel, devido a uma bactéria multirresistente. Segundo o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em novo ponto de situação, desses apenas sete estão infectados, sendo os restantes somente portadores.

“A situação verificada na semana anterior de aparecimento da bactéria ERC no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa mantém-se perfeitamente controlada”, sustenta o conselho de administração em comunicado.

Para o CHTS, “o aumento do número conhecido de portadores, mantendo-se controlado o número de infetados, deriva do rigor acrescido (alargamento do âmbito) colocado no rastreio”.

O centro hospitalar adianta que continua a cumprir, “rigorosamente”, as orientações e protocolo emanados pela Direcção-Geral da Saúde, com alargamentos de rastreio de acordo com as indicações para estes casos.

“Tal como referido anteriormente, e em paralelo com o trabalho de pesquisa e de isolamento definidos para o efeito, o CHTS acrescentou nova metodologia (por biologia molecular) nas análises, que realizava regularmente, de modo a permitir maior celeridade na disponibilização dos resultados junto dos profissionais que monitorizam esta situação”, explica o comunicado enviado à comunicação social.

Os responsáveis pela gestão do centro hospitalar reafirmam ainda que a existência da bactéria multirresistente, designada KPC, é comum “sem que isso provoque motivo de grande preocupação”, sendo apenas necessária vigilância e acompanhamento. “Na maioria dos casos, quando detetados, as pessoas apenas são portadoras e não infectadas”, salienta o CHTS.

Segundo o Hospital, o Grupo Coordenador Local de Controle, equipa multidisciplinar que inclui médicos, enfermeiros e outros profissionais ligados a estas matérias, continua activo e vigilante e a monitorizar de forma permanente a situação. O CHTS promete para segunda-feira, dia 20 de Agosto, novas informações sobre a evolução dos doentes.