Depois do surto de Covid-19 que afectou 19 colaboradores e utentes da Unidade de Cuidados Continuados instalada no Hospital de Lousada, a Santa Casa da Misericórdia anunciou que suspendeu os serviços no passado sábado.

Mas já vai reabri-los “com medidas de prevenção reforçadas” agora que foram realizados testes a todos os colaboradores que exerceram actividade no hospital.

“Dos 231 testes realizados, foi identificado mais um caso positivo de um colaborador da Unidade de Cuidados Continuados Integrados que já se encontrava antecipadamente em isolamento profiláctico, comprovando uma vez mais que o vírus ficou restrito apenas a esta unidade”, explica novo comunicado da instituição.

“Relativamente aos doentes internados na ala Covid-19 recentemente criada, manteve-se o número de doentes infectados, não havendo alterações relevantes do seu quadro clínico. Os dois doentes agudizados continuam no hospital de referência”, adianta a mesma fonte.

Assim, “no seguimento dos resultados obtidos nos testes Covid-19 realizados, foi validado por parte da Unidade de Saúde Pública a retoma da actividade clínica”, justifica a Santa Casa.